Pinterest Para Iniciantes: + 20 Dicas Que Você Precisa Saber

Pinterest para iniciantes: + 20 dicas que você precisa saber

Olá pessoal, tudo bem? Na minha cabeça você disse que sim então vamos seguir. Rsrs… Nesse post vamos falar sobre o Pinterest para iniciantes na plataforma.

Então, se você chegou até aqui, é porque está pensando em usar o Pinterest para dar aquele empurrão no seu projeto, certo? Seja para divulgar o seu negócio, compartilhar suas paixões ou, quem sabe, até dar um up na sua marca pessoal. E realmente: o Pinterest é uma verdadeira mina de ouro para isso!

Só que não são todos os nichos que o pessoal do Pinterest tem interesse, para ser bem sincera o público do Pinterest é mulher por maioria, então se o seu público é feminino, cai de cabeça.

Mas antes de sair criando pins por aí, vem comigo que eu quero te passar 20 dicas valiosas de Pinterest para iniciantes que eu gostaria de ter ouvido lá no comecinho. Vai por mim, isso vai te poupar tempo e, claro, algumas dores de cabeça.

O guia básico que você deve saber antes de começar a postar no Pinterest

1. O Pinterest não é uma rede social, é um mecanismo de busca.
Sabe aquele hábito de postar e esperar curtidas? Esquece! Aqui, você precisa pensar como se estivesse jogando no Google. Use palavras-chave, descreva bem o seu conteúdo e faça com que ele seja fácil de ser encontrado.

Funciona assim, um usuário aleatório pesquisará por “dicas de skincare”, e vai aparecer vários pins relacionados com essa palavra chave, e pronto. Por isso não esqueça das palavras chaves no título e descrição dos seus pins por favor.

Caso você não esteja entendo o que é um Pin, é assim que chamamos cada postagem da plataforma. Então Pin = post.

2. Tudo gira em torno do visual.
O Pinterest é uma plataforma visual, então, se suas imagens não chamarem a atenção, ninguém vai clicar. Pense em você como usuário da plataforma, você só clica em determinados tipos de imagens, mesmo que sem perceber, e essas imagens geralmente contém:

  • Título extremamente cativante com fontes legíveis (usar mais do que uma fonte é super interessante)
  • Foto bonita, clara, nítida
  • Cores que caracterizam bem o que você está buscando
  • Um pin que está se destacando dos demais

3. Pins verticais são os queridinhos da casa.
Sabe aqueles pins compridinhos? Eles têm um desempenho muito melhor do que os quadrados ou horizontais. A proporção ideal que a plataforma nos sugere é 1000×1500 pixels.

Na plataforma do Canva você pode pesquisar por Pinterest que lá vai aparecer uma opção com a dimensão certinha para você começar a criar seu próprio PIN.

4. A descrição do pin é um lugar estratégico.


Não é só para encher linguiça, viu? Use palavras-chave e seja clara sobre o que o pin oferece. Isso ajuda muito a ser encontrada nas buscas.

5. Consistência é tudo!
Não precisa postar 10 pins por dia, mas seja constante. Melhor 3 pins por semana do que 10 de uma vez e depois sumir por um mês.

Mais pra frente falarei um pouco mais sobre esse tópico.

6. Use o agendador a seu favor.
Para facilitar a vida, use ferramentas para te ajudar a postar seus pins, o próprio Pinterest pode te ajudar com isso, você consegue criar seus pins da semana em um dia que ele vai postar para você, basta agendá-los. Assim, você pode manter sua presença constante sem precisar estar lá o tempo todo.

Para fazer isso você vai na aba orgânicos > criar Pin >no final da página habilite a opção publicar em outra data> escolha a data e o horário que melhor te convém.

Onde encontrar a opção publicar em outra data
Se quiser leia também o post sobre os melhores horários para postar seu PIN no Pinterest.

7. Aproveite seus conteúdos antigos.
Não é porque você postou algo uma vez que não pode reaproveitar. Atualize um pin que fez sucesso, crie novas versões, mude imagens, mas não deixe aquele conteúdo ótimo lá no fundo do baú.

8. Faça testes e analise os resultados.
Nem tudo vai dar certo de primeira. Teste diferentes formatos, horários e temas, e veja o que dá mais retorno para o seu público.

9. Tenha uma conta business desde o começo.
Ela é gratuita e te dá acesso ao Pinterest Analytics, onde você vai entender quais pins estão performando melhor e o que o seu público realmente quer ver.

10. Não tenha medo de nichar.
Você não precisa falar sobre tudo! Encontre o seu nicho e fale diretamente com ele. Isso vai atrair pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

O mesmo vale para você que quer abordar assuntos diferentes, é super válido, com certeza encontrará usuários que se identifiquem com o seu conteúdo.

11. Crie pastas organizadas e bonitas.

Sim, a aparência das suas pastas importa. Nomeie-as com palavras-chave e pense nelas como categorias que organizam seu conteúdo.

Se você aborda diferentes assuntos essa opções de criar pastas pode guiar os usuários melhor para o conteúdo que ele está procurando no momento.

12. Invista tempo em criar pins que convertem.
Um pin que leva para um link externo, como seu blog, loja ou canal do YouTube, é o que vai gerar resultado para o seu negócio. Sempre deixe uma chamada para a ação claro!

É importante guiar o usuário pelo caminho que você deseja, se você quer que ele interaja com o Pin peça para deixar um coração ou comentários; se quiser que a pessoa entre no seu site para comprar avise que tem um link disponível para compras; ou peça para deixar salvo o pin se quiser voltar mais tarde.

Eu digo que tem sim diferença para o usuário essas chamadas para a ação, não negligencie isso.

13. Não subestime o poder dos vídeos.
Pins de vídeo têm ganhado destaque ultimamente na plataforma! Experimente criar pequenos clipes mostrando seu produto, tutoriais ou dicas rápidas.

Se você não consegue criar vídeos elaborados ainda use o canva para dar movimento aos Pins já criados, é bem fácil, além do mais você pode acidionar uma música de fundo quando for criar seu Pin no Pinterest também.

O que vale é a sua imaginação!

14. Use templates para agilizar o processo.

Não precisa reinventar a roda a cada pin. Criar e produzir conteúdo novo o tempo inteiro é cansativo e nem sempre temos tempo para isso.

Por isso, crie alguns modelos que você pode ajustar e editar rapidamente. E mais uma vez eu super recomendo o Canva, é ótimo para isso.

Onde encontrar templates e modelos no Canva: Pinterest para iniciantes

15. A paciência é sua melhor amiga.
No Pinterest, o crescimento pode ser mais lento, mas é consistente. Então, não desanime se os resultados não aparecerem de imediato.

O Pinterest vai precisar te conhecer, saber que você está produzindo conteúdo com consistência, interagindo com outros Pins, colocando conteúdo de qualidade antes de entregar seu conteúdo para a maior quantidade de pessoas possível.

16. O SEO no Pinterest é real.

Preencha seu perfil, pins e pastas com palavras-chave relevantes do seu nicho. Quanto mais otimizado, melhor o alcance!

17. Links quebrados são inimigos mortais.
Sempre teste os links antes de postar. Nada mais frustrante para o usuário do que clicar em um pin e ser levado para uma página que não existe.

18. Engaje com outros conteúdos.
Não é só sobre você! Repine (salve pins de outros usuários), comente e se envolva com conteúdos de outras pessoas. Isso aumenta o seu alcance e te conecta com a comunidade.

19. Mantenha seu perfil alinhado à sua marca.


Desde a foto do perfil até a bio, tudo deve comunicar quem você é e o que você oferece. Deixe claro o que as pessoas podem esperar do seu conteúdo. Dicas para garantir um perfil alinhado:

  • Foto do perfil: Use uma imagem clara e profissional, seja do seu logo (se tiver um negócio) ou uma foto sua, especialmente se você é a “cara” do seu projeto. Isso ajuda a criar uma conexão pessoal com os seus seguidores.
  • Bio otimizada: A sua bio é um espaço valioso! Aproveite cada palavra para descrever o que você faz, quem você ajuda e como pode transformar a vida das pessoas. Use palavras-chave que descrevam o seu nicho e atraiam o público certo.
  • Por exemplo: “Ajudando mães empreendedoras a crescerem seus negócios enquanto equilibram a maternidade. Dicas de produtividade, marketing digital e inspiração.”
  • URL personalizada: Se possível, ajuste o link do seu perfil para refletir o nome da sua marca. Isso deixa seu perfil mais profissional e fácil de ser encontrado.
  • Paletas de cores e estilo: Quando alguém acessa suas pastas e pins, tudo deve parecer parte de uma mesma “família”. Escolha cores, fontes e estilos que combinem com sua identidade visual, para que seus seguidores reconheçam seus pins em meio a tantos outros.
  • Consistência no conteúdo: Certifique-se de que as pastas que você cria e os pins que publica estejam alinhados com o que você promete na bio. Se você diz que dá dicas de empreendedorismo para mães, mas está postando receitas o tempo todo, vai confundir o seu público.

20. Nunca pare de aprender!
O Pinterest está sempre mudando, assim como as preferências do público. Então, esteja sempre antenada em novas tendências e adaptações da plataforma.

+20 dicas nada básicas de Pinterest para iniciantes com base em minha experiência pessoal

+20 dicas nada básicas de Pinterest para iniciantes
  1. As impressões são o total de visualizações de todos os posts que você terá no Pinterest, ou seja, se você tem 20 pins e cada um tem 20 visualizações cada ao longo de 5 dias então você terá 400 impressões totais ;
  2. Você encontrará a atualização das impressões mensais todos os dias na página do seu perfil principal e é uma informação que todos podem ver, e na aba analytics se a sua conta for business você encontrará mais detalhes;
  3. Alguns pins vão começar com 1, 2, 5 impressões por dias e é normal, lembra do crescimento lento que falei?;
  4. Se o seu conteúdo for algo novo ele a tendência é que ele performe super bem já no início pois a plataforma tem entregado mais;
  5. Você consegue ver PINS semelhantes ao ligar essa opção na sua conta, além do mais quanto mais pessoas postam um pin igual ao de outros usuários menos entrega ele terá;
  6. Nos dias que você deixar de postar um pin suas impressões cairão, então eu sugiro que pelo menos 1 por dia você esteja subindo na plataforma;
  7. Além de postar todos os dias, quanto mais posts tiver mais impressões tem e mais os outros posts são entregues também; Um post vai puxar o outro, entende?
  8. O Pinterest entrega tanto os posts antigos como os novos, mesmo que seja um pouco todo dia, ou seja, a vida útil de um Pin é mais longa do que em plataforma como Instagram por exemplo;
  9. Um post antigo pode simplesmente do nada triplicar as impressões em comparação ao dia em que ele foi postado, como já aconteceu comigo, então não tem como saber qual vai viralizar;
  10. Se um post seu viralizar, crie mais baseados neste, pois a chance de viralizar também será maior;
  11. Percebi que vídeos estão sendo mais entregues pela plataforma do que as imagens, e geram mais engajamento também pois as pessoas param para assistir na tela inicial; 
  12. Se você usar um link de afiliado direto na plataforma precisará dar um tempo para criar outro post com o mesmo link pois pode ser considerado como spam.
  13. Criar pins demais logo no início pode gerar um alerta ruim para o Pinterest;
  14. Geralmente eu faço posts com diferença de pelo menos 30 min entre eles para não ter bloqueio na conta;
  15. O número de seguidores em uma conta do Pinterest não influencia diretamente em quanto o seu conteúdo será entregue. 
  16. O Pinterest só vai te dizer informações sobre o público que se interessou nos seus posts quando alcançar pelo menos 10 mil impressões totais.
  17. Alguns nichos são temas sensíveis até no Pinterest, se o seu link levar o usuário para algo suspeito o Pinterest irá bloquear esse link, principalmente se você criar muito conteúdo enviando diretamente para ele;
  18. Sempre veja o que estão postando sobre o conteúdo que você vai postar para ter uma base do que o Pinterest entrega e como são as estruturas dos posts;
  19. Ao postar um Pin de vídeo certifique-se de colocar legendas, pois tende a prender mais o usuário na plataforma, assim ele não precisa ligar o som para entender seu vídeo e assim vai gerar mais engajamento; 
  20. Por algum motivo a plataforma gosta de posts claros e com cores vibrantes, então lembre-se disso;
  21. Se você viralizou algum dos seus posts no Pinterest outro pin que você postou próximo a esse começam a ser mais entregues também. Por isso eu indico criar de 2 a três Pins sobre o mesmo assunto e compartilhar eles juntos (não precisa ser na mesma hora), principalmente ao se tratar de um produto que você queira vender;
  22. Os resultados que vemos de cliques de saída não são fiéis aos resultados reais, pois muitas vezes a pessoa já clica no seu link na tela inicial do Pinterest sem necessariamente abrir o post, assim os cliques não são contabilizados. 

Me conte aqui embaixo se achou as dicas válidas e qual é a sua experiência com o Pinterest.

Espero ter te ajudado, até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *