Imagem de Iuliia Bondarenko por Pixabay
Não há como negar… às vezes a maternidade é muito difícil.
E independentemente de quão positivo, feliz e otimista você seja, ou até mesmo do quanto você ama seus filhos (todos nós amamos), quão organizado você é ou quantas fotos felizes você tira – alguns dias são simplesmente DIFÍCIEIS.
E sabe de uma coisa? Tudo bem. Você não está sozinha nisso, mamãe, todas nós temos dias assim.
Eu sei que é uma verdadeira luta consigo mesma até chegar a um ponto em que você sinta que não há problema em dizer que é difícil.
Lembro-me de já ter visto alguma mãe dizendo algo nas redes sociais sobre estar passando por momentos difíceis e a primeira resposta que percebi vindo de outras mães é que deveria estar grata por poder ser mãe.
Mas vamos deixar isso claro aqui e agora: admitir que a maternidade é difícil não é dizer que você não está grato.
Você não precisa amar algo o tempo todo apenas para ser grato por tê-lo.
Tudo o que isto faz é criar um ambiente onde as mulheres têm muito medo de falar sobre as suas lutas por receio de serem humilhadas pelos outros.
E no meu mundo, isso não está nada bem.
Então, sabemos que a maternidade às vezes é difícil, sabemos que isso não significa que não somos gratos pela maternidade – MAS, como é que vamos superar esses dias difíceis?
Como podemos lidar com tudo quando a maternidade está difícil?
Eu tenho algumas maneiras favoritas de me ajudar a me reorientar e passar por períodos complicados.
- Usar afirmações;
- Usar meu arquivo pessoal para me lembrar das coisas boas; (serve para quando meu marido me irrita também rsrs)
- Focar nas coisas que eu gosto e amo e não apenas nos defeitos e o lado ruim;
- Falar o que está acontecendo e me incomodando em voz alta, pois me ajuda a ver que não está tão ruim quanto parece, há solução.
Como puderam observar as afirmações vieram em primeiro lugar.
Eu não as uso apenas quando estou tendo um dia difícil, mas muitas vezes escolho uma a cada dia apenas para me concentrar, algo para trazer minha mente de volta e me centrar novamente, sabe?
O que são afirmações?
Afirmações são palavras ou frases curtas que você pode usar para reformular sua mente, para ajudá-la a se concentrar em um processo de pensamento específico.
Elas são ferramentas poderosas de programação neurolinguística que nos ajudam a explorar o poder de nossa mente.
As afirmações não precisam ser necessariamente positivas; podem ser uma afirmação simples que ajuda você a se concentrar novamente, mas não devem ter conotações negativas.
Por exemplo: “Hoje passarei o meu dia com facilidade” é um tanto positivo, sem ser abertamente, e é muito mais poderoso do que “Não lutarei durante o dia”.
A razão para isso é porque nosso cérebro capta as palavras que usamos e as associações com elas.
Palavras como “não” e “luta” não são palavras que queremos focar, enquanto “facilidade” é uma palavra que queremos que nosso cérebro aprimore.
Pode parecer um pouco estranho no início, mas quando você começar a praticar, verá como seu dia pode ser diferente simplesmente trocando as palavras negativas por positivas.
8 Afirmações para quando a maternidade está difícil
Para começar, fiz uma lista das minhas afirmações favoritas para quando a maternidade está difícil.
Você pode escrevê-las, colocá-las em post-its no espelho, repeti-las indefinidamente ou pode até imprimir um pacote de cartões lindamente desenhados ou fazer cartões digitais e colocar como fundo de tela no telefone.
Alguns afirmações falarão mais com você do que outras e podem até inspirá-la a criar suas próprias afirmações específicas para sua vida.
1 – Em breve irei conseguir dormir melhor/ Essa privação do sono não será para sempre.
Tenho certeza de que falei essa frase para mim mesma repetidas vezes quando tive uma recém-nascida (e, convenhamos, por pelo menos um ano inteiro depois que ela nasceu).
Você pode ter ela impressa e colar nos lugares mais convenientes para estar ali como um lembrete ou usar como protetor de tela no celular,
Quando você está naqueles dias de recém-nascido e no meio da privação de sono, pode parecer que os dias passam lentamente e sem fim.
Eu prometo que não durará para sempre, então lembre-se também: é apenas uma fase.
2 – É apenas uma fase, vai passar.
Talvez eu tenha repetido tantas que se tornou um mantra da maternidade. Cólicas? É apenas uma fase, vai passar.
Meu bebê quer ficar no colo o tempo inteiro e chorando quando estou longe? É apenas uma fase e vai passar.
Está fazendo birra? É apenas uma fase e vai passar.
E sabe o que é melhor? Sempre foi verdade, essas fases terminam, e se eu ficasse apenas focando no quanto estava sendo ruim elas seriam intermináveis.
3 – Eu confio nos instintos maternos enraizados em mim
Eu percebi que, ao longo dos anos, paramos de ouvir nossos instintos maternos e começamos a procurar respostas somente no exterior.
Pesquisamos no Google por que nosso filho não estão dormindo ou como acalmá-los, quando tudo o que realmente precisamos fazer (na maioria das vezes) é apenas ouvir a nós mesmos.
Por exemplo, quando nosso bebê está chorando, isso provoca desânimo e nos dá vontade de ir buscá-lo.
E adivinha só? É exatamente isso que irá resolver!
Existem muitas “regras” e expectativas que estão apenas obscurecendo nossa capacidade de confiar em nossos instintos parentais.
Use esta afirmação para se lembrar de que você é capaz de confiar nesses instintos e fazer o que é certo para o seu bebê.
4 – Não consigo atender às necessidades de todos e tudo bem
Você conhece a sensação… quando você tem todos os pratos girando e correndo em todas as direções e sabe que algo vai acontecer em breve.
Não é possível ser tudo para todo mundo e está tudo bem.
Use esta afirmação quando estiver se sentindo sobrecarregada e precisar ser lembrada de que não precisa ser tudo para todas as pessoas.
5 – Eu preciso cuidar de mim para poder cuidar dos outros
Foto de Josh Willink: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mae-carregando-seu-bebe-enquanto-olha-para-a-paisagem-da-natureza-1157389/
Seguindo a afirmação anterior, esta é o lembrete perfeito de que para cuidar dos outros e das nossas famílias, devemos primeiro cuidar de nós mesmas.
Autocuidado não é um palavrão, não é um chavão que esteja na moda ou que valha a pena, é uma necessidade muito real e que deve ser atendida.
Você não pode servir de um copo vazio, então cuide-se, mamãe, e tudo ficará muito mais fácil.
6 – A maternidade faz parte de mim, e não tudo de mim
Alguns dias é fácil se sentir perdido em tudo isso. Sentir que perdeu quem você é, quem você era antes de ter filhos.
Você não se sente mais fora de ‘mãe’ ou ‘esposa’. Pode parecer sufocante.
Mas mamãe, você ainda é você, a maternidade faz parte de você, não de você toda. E isso é importante!
Certifique-se de reservar um tempo para si mesma, mesmo que sejam apenas alguns minutos aqui e ali (mas melhor ainda se você puder agendar algum tempo para você) e reserve um tempo para se conectar com o que faz VOCÊ feliz.
Você não precisa se sentir culpada por querer um tempo para você e fazer o que te faz feliz, te traz paz e tranquilidade.
7 – Sou uma mãe melhor a cada dia
Lembra dos dias em que você teve seu primeiro recém-nascido e estava com medo de quebrá-lo, ou de fazer a coisa errada, ou de atrapalhar de alguma forma esse trabalho de maternidade?
Alguns desses sentimentos continuam à medida que os nossos filhos crescem, mas, ao mesmo tempo, a nossa confiança também aumenta.
Percebemos que tanto nossos filhos quanto nós mesmos somos mais resistentes do que pensávamos, encontramos nosso bosque e quando conseguimos fazer algo simples como organizar as coisas do bebê sem acordá-lo nos sentimos como malditos super-heróis (só eu?).
Se você sente que tudo está desmoronando ao seu redor, pense no quão longe você chegou e lembre-se de que sua confiança como mãe cresce a cada dia.
8 – Não preciso acertar o tempo todo
Um psicólogo infantil muito sábio uma vez disse que você só precisamos acertar cerca de 30% das vezes para ter “sucesso” como pais. Deixe isso penetrar.
Você não precisa fazer o bolo de aniversário mais digno do Pinterest, não precisa ter almoços instagramáveis, fazer purê de toda a sua comida ou ser perfeito a cada momento de cada dia.
Perceba que na maioria das vezes, se você simplesmente parar, abraçar seus filhos, dizer-lhes que os ama e preparar um chocolate quente que eles amam (ou um milk-shake, ou o que quer que eles gostem), você já acertou.
Certifique-se de ter sempre uma cópia dessas afirmações em algum lugar para que quando a maternidade for difícil, ou quando você só precisar de um pouco de afirmação para superar, você as tenha.
Te desejo uma maternidade mais leve, e que você consiga sempre super os obstáculos que surgirem pela frente da melhor maneira que conseguir.